terça-feira, 2 de novembro de 2004

parto

Hoje demente, fui com a mente cheia

Para a maternidade das palavras.

Dei entrada num quarto vazio de ideias;

Não vi parteiras nem obstetras,

Nem marquesas nem banco de letras;

Somente paredes brancas caiadas há já muito tempo

Limpas de memórias e de histórias.

Deitei-me e acomodei-me o melhor que pude

Na espera expectante do passar das horas;

Posicionei a mente cheia aguardando

O tempo necessário para dali me vir embora

Com algo que tivesse de mim nascido cá para fora.

Peguei nos fórceps e nos bisturis

E cortei a mente em pedaços;

Forcei a palavra a sair

Mas não dei por nada

Nem que de letras estava a parir;

Apenas esperei que o tempo passasse

Ora lento ora fugidio

De ideias ou demências

Parcas em odes, prosa ou poesia…

Mas apenas saiu a desgraça

Desta imensa sensaboria…

Sem comentários: